Central


Receita Caseira ESCOVA PROGRESSIVA

13





Não existe escova progressiva sem formol, algumas marcas que vendem produtos para a escova possuem uma dose mais baixa, mas ainda sim contém formol.
O formol, é um produto tóxico que pode causar irritações na pele e olhos, problemas respiratórios e até mesmo náusea e vômito. 
É possível adquirir formol em farmácias comuns, no entanto usá-lo pode ser perigoso. 
(Nesse post, eu apenas compartilho com voces a receita, portanto não me responsabilizo por possíveis danos à seus cabelos e à sua saude. 
CUIDADOS: (MUITO IMPORTANTE) 

  • Encontre um lugar bem ventilado e perto de uma torneira, abra as janelas e use ventiladores.
  • Proteja suas mãos com luvas siliconadas. Você pode comprá-las em supermercados por R$0,50 cada.
  • Use máscara (daquelas de médico ou dentista) para proteger o rosto.
  • Proteja os olhos com um óculos anti-embassante, custa uns R$20,00, ou use um óculos de natação.
  • Não use a mistura da progressiva no couro cabeludo, apenas nos fios.
  • Caso inale muito o formol, vá para um local com ar fresco, deite-se e respire fundo. Em caso de contato com a pele e olhos, lave em água corrente e sabonete por 15 minutos.

PRODUTOS ESSENCIAIS

  1. Composto de queratina em gel, creme ou líquido. (não use queratina pura)
  2. Shampoo alcalino anti-resíduo para limpeza profunda.
  3. Solução de formol (37% vendido em fármacias).
  4. 2 colheres de sopa de vinagre branco ou limão espremido (neutralizador ácido).
PRODUTOS EXTRAS
  1. Vitaminas A , E e C para hidratar os cabelos e protegê-los contra os efeitos do formol. (use apenas 10ml de vitaminas na mistura para que os cabelos não fiquem muito pesados)
  2. Uma gota de essência de menta ou laranja para neutralizar o cheiro do formol.
FORMULA E MEDIDAS PARA ESCOVA PROGRESSIVA

  • 100ml da mistura são suficientes para cabelos compridos. Para cada 100ml, entre 10 e 15ml deve ser composto por formol, o restante é composto pela queratina, pelas vitaminas A, E e C e essência.
PROCEDIMENTO

  1. Misture a queratina e o formol em uma vasilha plástica, adicione as vitaminas e a essência (que são opcionais).
  2. Lave os cabelos com o shampoo anti-resíduo (Redken, Matrix ou Biorene são muito bons) na água morna ou quente, para que as cutículas dos cabelos se abram.
  3. Seque com toalha, desembarasse os cabelos com um pente cuidadosamente e prenda-os em mechas pequenas com presilhas.
  4. Solte uma mecha da nuca, aplique a mistura, somente nos fios. Seque usando o secador como em uma escova normal, finalize com uma chapinha de cerâmica.
  5. Continue o mesmo procedimento, mecha por mecha, é bem trabalhoso (por isso custa tão caro no salão).
  6. Após 3 dias, passe o vinagre ou suco de limão e deixe por 2 minutos, lave os cabelos com um shampoo hidratante na água morna ou fria.
OBS:
O formol que você irá comprar é realmente 37%, o número parece alto, mas com o restante da fórmula acaba sendo somente 4%. Faça a seguinte conta 0,37 (37%) X Vi (volume inicial do formol) = 0,04 (4%) X 100 — O volume inicial do formol = 10,8 ml —— outros ingredientes = 90,2 ml —— total = 100 ml
Tente não exceder 4% para que a fórmula seja segura.

As medidas acabam sendo assim: 70ml de queratina, as vitaminas juntas são 10ml (mais ou menos 3,3ml cada), 15ml de formol, 3 gotas de essência. Se quiser pode adicionar 2 gotas de óleo de tutano ou extrato de algas marinhas. O condicionador não é necessário, pois deixa a fórmula muito pesada. 
70ml queratina
10ml vitaminas A+E+C
15ml formol (se seu cabelo for muito volumoso, use 20ml de formol e menos queratina)
5ml extras (essencia, tutano, alga)





Fonte: http://www.produtosdebeleza.com

13 Estrelinhas comentaram esse post!:

Anônimo disse...

vc tem facebook

Anônimo disse...

Sou cabeleireira, e gostaria de fazer para deixar guardada e ir usando em minhas clientes. Posso aumentar todos os ingredientes até dar um litro? E posso misturar também um pouco de máscara de hidratação na receita?

Unknown disse...

O FORMOL É UM PERIGO PARA A SAÚDE DOS FIOS E PARA A SAÚDE DE SEUS USUÁRIOS.
O FORMOL TEM EM SUA FORMULAÇÃO O PV QUE É PLÁSTICO E POR ESSE MOTIVO É QUE DÁ O EFEITO LISO, PLASTIFICANDO OS FIOS E EM SUA TERCEIRA VEZ DE USO OS CABELOS JÁ NÃO SERÃO OS MESMOS, POIS COMEÇAM A FICAR QUEBRADIÇOS E OPACOS.
DIGAM NÃO AO FORMOL. - MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE O USO DO FORMOL E PROÍBE. - http://portal.anvisa.gov.br/wps/portal/anvisa/anvisa/transparencia/!ut/p/c4/04_SB8K8xLLM9MSSzPy8xBz9CP0os3hTQwNfRydDRwN_N2cjA08XVzOPUF-PIGdvI_2CbEdFALBfe1Q!/?1dmy&urile=wcm%3Apath%3A/anvisa+portal/anvisa/trasparencia/assunto+de+interesse/publicacoes+transparencia/faq+-+perguntas+frequentes/cosmeticos+-+formol%2C+glutaraldeido%2C+alisante+e+escova+capilar



Realmente com químicas não se brinca, não deixe de fazer uma progressiva com PROFISSIONAIS da Beleza, ele sempre irá avaliar seus cabelos para saber qual a melhor química poderá usar em seus cabelos, pois devido a tantas químicas que podemos usar, obviamente uma pode não ser compatível com outra e causar um desconforto muito grande com a queda dos cabelos, quebrar os fios ou até mesmo a perda todas dos mesmos.


PROCUREM SEMPRE UM PROFISSIONAL CABELEIREIRO.

Novelty Cosmética - www.noveltycosmetica.com.br


CONHEÇAM HOJE MESMO TODAS AS NOSSAS LINHAS.

GRANDE ABRAÇO A TODAS

Anônimo disse...

sera que eu posso mistura o formol em uma progressiva que já tem um poco de formol?

Unknown disse...

Eu acredito que não. Acho melhor nao alterar a formula do produto se já comprou desse jeito não vale a pena acrescentar

Anônimo disse...

queria ter tempo para fazer essa fórmula,mas tenho um bebê de 4 meses e acho q nao posso mexer com formol em casa...

Anônimo disse...

AI ESSES PRODUTOS SAO CAROS DEMAIS EU PESQUISEI NA INTERNET BOM ..............PELO OU MENO OS BONS SAO MAIS CAROS

Anônimo disse...

Eu só uso escova progressiva com formol feita por uma pessoa a mais de oito anos e meus cabelos nunca caíram, pelo contrário são tidos como belíssimos. Como minha cabeleireira não irá mais trabalhar com o produto, enriqueceu só fazendo progressiva e irá só viajar, começo a me preocupar em pesquisar alguma pronta no mercado. Mas tem q ter formol.

Unknown disse...

usar formol de Hospital tambem da certo ?

Unknown disse...

Gostaria de optar sempre pelo melhor produto, levando em consideração a nossa saúde,pois preservar é melhor que tratar.

Anônimo disse...

Olá, meu nome é Paulo Henrique.
Gostari de saber qual seria a queratina em creme mais apropriada para esta progressiva?
A queratina seria estes cremes que encontramos em casa de cosméticos ou tem outro lugar que posso comprar queratina em creme sem marca famosa por exemplo?
Gostaria também de saber sobre as vitaminas A, E e C...onde posso comprar estas vitaminas na forma que possam ser usadas nesta progressiva?
São encontradas em farmácias também?
Fico no aguardo de sua breve resposta, contando com sua gentileza.
Parabéns pelo seu blog.
Se vc puder me responder pelo whatsapp, para facilitar minha vida, eu agradeceria muito.
Meu e-mail - parheza@yahoo.com.br
Whatsapp - 19 99111 9186

Anônimo disse...

Meu Deus! eu vejo as receitas na internet, mas ninguém diz qual queratina usar! Pergunto e... fico no vácuo! alguém me responde por favorzinho?!
Anna

Anônimo disse...

me identifico com a Anna. tbm pergunto qual a queratina e nunca sol respondida! Anna, se eu ficar sabendo venho aqui pra te contar! Ou que sabe a moderadora desse site nos conta né?!
Por favor, poderia me dizer qual queratina usar?
no aguardo da resposta, agradeço a atenção!
Beth

Postar um comentário

anuncio